Origem do MDF

Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF. Em português a designação correcta é placa de fibra de madeira de média densidade.
O MDF é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. as placas de madeira são coladas umas as outras com resina e fixadas através de pressão.
Produto relativamente recente, foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 60 nos Estados Unidos. Em meados da década de 70, chegou à Europa, quando passou a ser produzido na antiga República Democrática Alemã e, posteriormente (1977), foi introduzido na Europa Ocidental através da Espanha. No Brasil, a primeira indústria iniciou sua produção no segundo semestre de 1994.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da cortiça. algumas de suas caracteristicas são superiores ao do aglomerado, caracterizando-se ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta.
A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas.
Existe uma preocupação quanto ao uso de formaldeído nas resinas empregadas na confecção de MDF e os riscos de saúde envolvidos. Potencialmente podem causar cancer. Ao manusear, tenha em mente medidas preventivas.


 Usos e aplicações

O MDF destina-se, principalmente, à indústria moveleira. O uso do MDF é freqüente como componente de móveis para partes que requerem montagem. Destaca-se a fabricação de pés de mesa, caixas de som, componentes frontais, internos e laterais de móveis, fundos de gaveta e tampos de mesa.
Na construção civil, pode ser utilizado como pisos finos, rodapés, almofadas de portas, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e peças torneadas.
Na indústria gráfica ela também é utilizada para confecção de facas para estampas em materiais diversos.
Também já foi usada para o fábrico de bumerangues, mas foi substituída por materiais com maior resistência mecânica e densidade mais apropriada para o vôo. Apesar disso, algumas pessoas ainda o utilizam para o aprendizado, pois é de fácil usinagem.
A principal matéria-prima utilizada pelas fábricas de MDF é o pinus. No Brasil, a madeira de pinus é obtida a partir de plantios florestais de larga escala.

Fonte: Wikipédia.

A Técnica

Além da pintura com acabamento em verniz, algumas peças são sobrepostas em tela, podendo ser texturizadas ou forradas com tecido de acordo com a sugestão do cliente.